Reconstrução de Espectros de Raios X de Aceleradores Lineares Clínicos usando o Método de Recozimento Simulado Generalizado

Autores

  • John Peter Oyardo Manrique Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Ribeirao Preto (FFCLRP)/Universidade de São Paulo
  • Alessandro Martins da Costa Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Ribeirao Preto (FFCLRP)/Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.29384/rbfm.2016.v10.n2.p2-6

Palavras-chave:

radioterapia, recozimento simulado generalizado, Monte Carlo, espectrometria, fótons

Resumo

A distribuição espectral de raios X de megavoltagem utilizados em departamentos de radioterapia é uma grandeza fundamental a partir da qual, em princípio, todas as informações requeridas relevantes para tratamentos de radioterapia podem ser determinadas. Para o calculo das doses administradas ao paciente que faz radioterapia se usam sistemas de planejamento de tratamento (TPS, do inglês Treatment Planning System), que fazem uso de algoritmos de convolução e superposição os quais requerem um conhecimento prévio do espectro de fluência de fótons para realizar o cálculo acurado das doses tridimensionais e assim assegurar uma melhor probabilidade de controle tumoral mantendo baixa a probabilidade de complicações do tecido normal. Neste trabalho foi obtido o espectro de fluência de fótons de raios X de um acelerador linear clínico SIEMENS ONCOR de 6 MV, usando um método de caráter inverso para a reconstrução dos espectros, a partir das curvas de transmissão de fótons medidas para diferentes espessuras de alumínio; o método usado para a reconstrução dos espectros é uma técnica estocástica conhecida como recozimento simulado generalizado (GSA, do inglês Generalized Simulated Annealing), baseado no trabalho da estatística de quase equilíbrio de Tsallis.  Para a validação dos espectros reconstruídos foram calculadas as curvas de porcentagem de dose em profundidade (PDD, do inglês Percentage Depth Dose) para a energia de 6 MV do acelerador, usando simulação Monte Carlo com o código PENELOPE, e a partir da PDD se fez o cálculo o índice de qualidade do feixe TPR20/10.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

John Peter Oyardo Manrique, Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Ribeirao Preto (FFCLRP)/Universidade de São Paulo

Eu sou graduado em Física - UNIVERSIDAD NACIONAL DE INGENERÍA (2000) e mestre em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente sou aluno de doutorado da Universidade de São Paulo desarrolhando pesquisa na área de Física medica, atuando principalmente em temas de Radioterapia, Dosimetria de feixes de mega voltagem é alta taxa de doses assim como reconstrução de espectros de fótons com técnicas estocásticas como Monte Carlo e generalized simulated annealing.

Referências

Attix FH. Introduction to Radiological Physics and Radiation Dosimetry. New York: John Wiley & Sons; 1986.

ICRU: Prescribing, recording, and reporting photon beam therapy (supplement to ICRU report 50). In ICRU Report Volume 62. Bethesda: International Commission on Radiation Units and Measurements; 1999.

IAEA: Absorbed dose determination in external beam radiotherapy: an international code of practice for dosimetry based on standards of absorbed dose to water, Technical Report Series No. 398. Vienna: IAEA, 2000.

KHAN, FM. The Physics of Radiation Therapy. Philadelphia, USA: Lippncott Williams & Wilkins; 2003.

Knoll GF. Radiation Detection and Measurement. 4. Ed. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons; 2010.

Martínez AS, González RS, Terçariol CAS. Generalized probability functions. Adv. Math. Phys. 2009; 206176.

Menin OH, Martinez AS, Costa AM. Reconstruction of bremsstrahlung spectra from attenuation data using generalized simulated annealing. Applied Radiation and Isotopes. 2016; 111:80–85.

Nisbet A, Weattherburn H, Fewick JD, Mcvey G. Spectral reconstruction of clinical megavoltage photon beams and the implications of spectral determination on the dosimetry of such beams. Physics in Medicine and Biology 1998; 43:1507-1521.

National Institute of Standards and Technology-NIST. XCOM: Photon Cross Sections Database:

http://www.nist.gov/physlab/data/xcom/index.cfm; 2013.

Manrique, JPO. Reconstrução do espectro de fótons de aceleradores lineares clínicos com base na curva de transmissão e no algoritmo de recozimento simulado generalizado [Dissertação de Mestrado]. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto; 2015 [citado 2017-04-19]. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59135/tde-31012016-151001/.

Salvat F, Fernández-Varea JM, Sempau J. PENELOPE-2008: A Code System for Monte Carlo Simulation of Electron and Photon Transport; OECD/NEA Data Bank: Issy-les-Moulineaux, France, 208.

Tsallis C, Stariolo DA. Generalized simulated annealing. Physics A 1996; 233(1):395–406,

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Manrique, J. P. O., & da Costa, A. M. (2016). Reconstrução de Espectros de Raios X de Aceleradores Lineares Clínicos usando o Método de Recozimento Simulado Generalizado. Revista Brasileira De Física Médica, 10(2), 2–6. https://doi.org/10.29384/rbfm.2016.v10.n2.p2-6

Edição

Seção

Artigo Original