Avaliação Institucional de Planejamentos de IMRT nos Termos Recomendados pelo ICRU – 83

Autores

  • Camila Marmitt Liga Paranaense de Combate ao Câncer - Hospital Erasto Gaertner
  • Camila Castro Marcião Mantovani
  • Tatiane Cristina de Oliveira Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.29384/rbfm.2017.v11.n3.p18

Palavras-chave:

Física Médica, Radioterapia

Resumo

Uma das técnicas 3D–CRT empregadas atualmente para o tratamento radioterápico e que oferece uma maior intensidade de dose na área desejada juntamente com uma maior conformação de dose somente no alvo, é a radioterapia de intensidade modulada (Intensity Modulation Radiation Therapy – IMRT). O The International Commission on Radiation Units and Measurements (ICRU) através do Report 83 descreve recomendações de procedimentos, prescrição, registro e notificações de planejamentos IMRT. O documento recomenda a avaliação e registro do plano através de parâmetros como: dose mínima (D98%, D95%), dose média (D50%), dose máxima (D2%), do índice de homogeneidade (IH) e índice de conformidade (IC), entre outros, dados estes avaliados em detrimento da porcentagem de volume do alvo com a dose recebida. O presente estudo busca analisar retrospectivamente planejamentos realizados na instituição a fim de analisar a necessidade de implementação de novos parâmetros de avaliação de planejamentos e criação de uma ficha de análise de DVH (Dose Volume Histogram) para registro dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Mayles, Philip; Nahum, Alan; Rosenwald, Jean-Claude (Ed.). Handbook of radiotherapy physics: theory and practice. CRC Press, 2007.

Khan, Faiz M.; Gerbi, Bruce John. Treatment planning in radiation oncology. WoltersKluwer Health/Lippincott Williams &Wilkins, 2012.

Brady, Luther W.; Heilmann, H. P.; Molls, M. New technologies in radiation oncology. Springer, 2006.

Mundt, Arno J.; Roeske, John C. Intensity modulated radiation therapy: a clinical perspective. PMPH-USA, 2005.

Meyer, John L. et al. IMRT∙ IGRT∙ SBRT. 2006.

Download HTTP://jicru.oxfordjournals.org at Karolinska Instituted on June 22, 2010.

Downloads

Publicado

2018-11-04

Como Citar

Marmitt, C., Castro Marcião Mantovani, C., & de Oliveira Fernandes, T. C. (2018). Avaliação Institucional de Planejamentos de IMRT nos Termos Recomendados pelo ICRU – 83. Revista Brasileira De Física Médica, 11(3), 18. https://doi.org/10.29384/rbfm.2017.v11.n3.p18

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)