Redução de exposições médicas e ocupacionais pela otimização de procedimentos de trabalho em equipamento de fluoroscopia no Hospital Universitário de Santa Maria (RS)
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2013.v7.n2.p49-52Resumo
Este trabalho procura reduzir a exposição médica (dos pacientes) e ocupacional (dos trabalhadores) pela padronização de recursos disponíveis nos equipamentos de fluoroscopia empregados em procedimentos intervencionistas. Tais procedimentos utilizam equipamentos transportáveis de fluoroscopia tipo arco cirúrgico, com aplicações em ortopedia, arteriografia e implantação de marca-passos. O uso inadequado desses equipamentos gera doses de radiações excessivas tanto nos pacientes quanto nas equipes médicas. Observa-se que o equipamento, após ser ligado à rede elétrica, está pré-selecionado a trabalhar em fluoroscopia contínua e sem filtração adicional, gerando elevadas doses de radiação. Para aplicações específicas, alterações nos protocolos deverão ser realizadas conforme a indicação médica. Neste trabalho utilizou-se um equipamento de fluoroscopia marca Shimadzu, modelo Opescope Activo, dois equipamentos de monitoração de radiação, marca Radcal, modelos 9010 e 9015, duas câmaras de ionização, de 60 cc e de 180 cc, bem como um fantoma de baixo contraste e um cateter, que simulam informações do corpo humano. Foram realizadas incidências alterando as condições das exposições como taxas de quadros (qps – quadros por segundo) e filtrações adicionais. Para cada composição de parâmetros foi gerada e arquivada uma imagem, com a medida de suas respectivas doses. Estas imagens foram avaliadas por médicos radiologistas. Em casos mais extremos obteve-se uma redução de um fator 25 na exposição ocupacional (equipe médica) usando o sistema pulsado de 2 qps com o maior filtro adicional (0,3 mm Cu), comparado ao sistema contínuo sem qualquer filtração adicional. Na exposição médica (de pacientes), houve uma redução de um fator 39, às mesmas condições acima descritas. Com estes argumentos justifica-se uma otimização e padronização do uso de equipamentos de fluoroscopia, que além de proporcionar uma redução de dose nos pacientes e nas equipes médicas, aumentam a vida útil do tubo de raios X, mantendo a qualidade do diagnóstico médico.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).