Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx).
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte Arial de 10 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as ilustrações e tabelas estão inseridas ao longo do texto, possuem títulos e autoria em fonte Arial de 8 pontos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nos modelos específicos existentes na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (Artigos Originais, Comunicações Técnicas e Artigos de Revisão), as instruções disponíveis foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Os artigos devem ser submetidos na sua versão final, eletronicamente pelo site da RBFM. Para tanto, o autor principal deve se cadastrar e fornecer todos os dados solicitados. Os autores devem anexar um arquivo com a cópia do artigo em Microsoft Word (*.doc ou *.docx)através do sistema de submissão eletrônico de trabalhos da RBFM. 

Serão aceitos trabalhos em português, espanhol e inglês, com mínimo e máximo de páginas de acordo com o tipo de artigo, e incluindo Figuras, Tabelas e Referências. O texto deve ser escrito utilizando-se fonte Arial, tamanho 10. As entrelinhas em todo o texto devem ser no padrão simples e o alinhamento do texto deve ser justificado em ambos os lados. Não inserir linhas em branco entre parágrafos. Para artigos redigidos em português ou espanhol, os termos citados no texto em inglês devem estar no formato itálico.

O trabalho deve ser redigido em formato de papel tipo A4 (21,0 x 29,7cm), com margens e espaçamentos dos modelos. O layout de página deve obedecer à formatação de dupla coluna com largura e espaçamento, conforme este modelo, com exceção à seção anterior (título/autoria e resumo/abstract), na qual uma única coluna deve ser empregada na formatação do layout de página.

Artigo Original: São artigos nas áreas ou tópicos relacionados à Física Médica, que descrevem métodos e resultados de pesquisa e/ou desenvolvimento originais ainda não publicados. Artigos originais devem ter, no mínimo 4 (quatro) páginas e, no máximo, 10 (dez) páginas. Um modelo específico para artigos na forma de Artigo Original está disponível neste link.

Comunicação Técnica: São artigos que constituem uma forma de disseminação de soluções para problemas de projeto, manutenção, técnicas experimentais e informática aplicada à Física Médica. As comunicações técnicas devem ter, no mínimo 2 (duas) páginas e, no máximo, 4 (quatro) páginas. Um modelo específico para artigos na forma de Comunicação Técnica está disponível neste link.

Artigo de Revisão: São artigos nas áreas ou tópicos relacionados à especialidade da RBFM, dentro de uma perspectiva crítica, a respeito de uma temática específica não original, com uma abordagem didática ou de atualização profissional. A submissão de artigo de revisão deve ser efetuada a partir de convite do corpo editorial, ou precedida de consulta e avaliação dos editores. Artigos de revisão devem realizar uma análise do estado da arte do tema abordado dentro e fora do país. Artigos de revisão devem ter, no mínimo 5 (cinco) páginas e, no máximo, 10 (dez) páginas. Um modelo específico para Artigo de Revisão está disponível neste link.

Resenha de Tese ou Dissertação: Os resumos de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas e homologadas em programas de pós-graduação há, no máximo, cinco anos, e seus respectivos abstracts poderão publicados na RBFM para fins de divulgação à comunidade de Física Médica. Somente serão publicados os resumos que se relacionem às áreas de interesse da RBFM, conforme avaliação preliminar da comissão editorial. Somente serão aceitos resumos de dissertações/teses disponíveis em repositórios institucionais. Um modelo específico para a apresentação de Resenha de Tese ou Dissertação está disponível neste link.

Grupo de Trabalho em Física Médica

Documentos técnicos elaborados por grupos de trabalho e apoiados pela Associação Brasileira de Física Médica.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.