Controle de Qualidade dos monitores de interpretação de imagens radiológicas digitais: Uma revisão
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2016.v10.n1.p13-16Resumo
O desempenho de monitores tem grande importância na qualidade da imagem de sistemas radiográficos digitais. Em ambientes sem filmes, tornou-se necessário implementar testes de aceitação e controle de qualidade em monitores usados para interpretação de imagens médicas. Os monitores dedicados ao radiodiagnóstico devem fornecer informações que representam pequenas diferenças em atenuação de raios X ou pequenas diferenças de alguma região anatômica de interesse. Isso deve resultar também em pequenas diferenças em luminância de uma imagem representada. Os fatores que afetam a qualidade das imagens médicas são contraste, ruído, resolução, artefatos e distorções. Por isso, um monitor deve possuir características específicas, para que tornem possível ao médico radiologista realizar uma avaliação que leve ao melhor diagnóstico. Com base na necessidade de avaliar monitores para diagnóstico nas mais diversas aplicações radiológicas, esse trabalho visa apresentar um resumo para a execução e padronização dos testes que são recomendados pela publicação AAPM Report 03.Downloads
Referências
Pinto M, Pedro M, Santos A, Saraiva A. Controle de qualidade em monitores de diagnóstico por imagem e iluminância nos espaços de pós-processamento em serviços de imaginologia. Radiol Bras. 2012; 45(1):29-34.
Ribeiro DR, Furquim TC. Estudo do desempenho de monitores LCD utilizados em radiologia digital. Rev Imagem (Online) 2011;33(1/2):1-6.
Furquim TAC, Costa PR. Garantia de qualidade em radiologia diagnóstica. Revista Brasileira de Física Médica. 2009; 3(1): 91-99.
Medeiros GS. Desenvolvimento de um protocolo de controle da qualidade de monitores para visualização de imagens radiológicas digitais. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Porto Alegre: Faculdade de Física Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).