Estimativa de dose absorvida e efetiva em exames de 18F-FDG em PET- CT para diagnóstico de câncer de pulmão.
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2015.v9.n1.p19-22Resumo
Este trabalho apresenta uma avaliação das doses absorvidas em diversos tecidos e órgãos, assim como a dose efetiva resultante dos exames de PET-CT realizadas com o radiofármaco 18F-FDG para diagnóstico de câncer de pulmão em varreduras de corpo inteiro. Adotou-se o modelo biocinético conforme a ICRP-106 para estimar as doses absorvidas e efetivas provenientes do radiofármaco para um paciente do sexo masculino e feminino de acordo com as características dos simuladores antropomórficos Alderson Rando®, ambos os sexos. As doses provenientes da CT foram avaliadas com o uso de detectores termoluminescentes inseridos nos mesmos simuladores antropomórficos. Os protocolos de otimização para a aquisição de imagens e o uso do controle automático de exposição foram utilizados com intuito de reduzir as doses no paciente, levando-se em consideração o modelo do equipamento e seu sistema. A dose efetiva nos pacientes do sexo feminino foi de 5,8 mSv e do sexo masculino foi de 8,4 mSv. Os valores de dose estimados para o 18F-FDG PET-CT estão abaixo dos descritos pela literatura. Isso se deve ao fato do modo de uso da CT, não ser diagnóstica, mas para mapeamento morfológico.
Palavras-chave: dose absorvida, dose efetiva, PET-CT, FDG.
Downloads
Referências
Gonzaga NB.Estudo de grandezas dosimétricas aplicadas em pacientes submetidos a exames de tórax rotina em tomografia computadorizada [Dissertação de Mestrado]. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia da UFMG; 2012.
International Commission on Radiological Pro-tection. ICRP Publication 106, 2007. Radiation dose to patients from radiopharmaceuticals. Addendum 3 to ICRP Publication 53. Pergamon Press.
Khamwan K, Krisanachinda A, et al. The determination of patient dose from (18)F-FDG PET/CT examination. Radiat ProtDosimetry. 2010 Sep;141(1):50-5.
Santana PC, Mourão AP et al. Dosimetria de pacientes submetidos a exames de PET/CT cerebral para diagnóstico de comprometimento cognitivo leve. Radiol Bras. 2014 Nov/Dez;47(6):350–354.
Santana PC. Doses e risco da radiação em pacientes submetidos a exames de corpo inteiro de 18F-FDG PET-CT para diagnóstico oncológico [Tese de Doutorado]. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia da UFMG; 2014.
HUANG, B.; LAW, M.M.W.; KHONG, P. Whole-body PET-CT scanning: Estimation of radiation dose and cancer risk. Radiology, v. 251, n. 1, p.166-174. 2009.
PINTO, A.M.S.M. Ensino de Física das Radiações através de Experiências Simples. 2006. 160f. Dissertação (Mestrado em Física para o Ensino) – Universidade de Lisboa, 2006.
ETARD, C.; CELIER, D.; ROCH, P.; AUBERT, B. National survey of patient doses from whole-body FDG PET-CT examinations in France 2011. Radiation Protection Dosimetry, v. 152, n. 4, p. 334-338. 2012.
BRIX,G.; LECHEL, U.; GLATTING, G.; ZIEGLER, S.I.; MUNZING, W.; MULLER, S.P.; BEYER, T. Radiation exposure of patients undergoing whole-body dual-modality 18F-FDG PET-CT examinations. The journal of nuclear medicine, v. 46, n. 4, p. 608- 613. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).