Análise da Qualidade de Imagem e da Radioproteção em Radiodiagnóstico Odontológico na Cidade de Sobral
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2015.v9.n2.p14-17Palavras-chave:
proteção radiológica, radiodiagnóstico, qualidade da imagemResumo
O processamento radiográfico é uma das etapas para a aquisição de imagens radiográficas e exige controle de qualidade adequado. A imagem deve permitir um diagnóstico preciso e evitar repetições dos exames, estando de acordo com os princípios de radioproteção. Esse trabalho objetivou verificar a qualidade de processamento de imagens radiográficas periapicais e averiguar a adequação dos equipamentos de raios X odontológico quanto aos princípios de radioproteção estabelecidos pela Portaria 453/98 do ministério da saúde, através da aplicação de teste de campo de radiação e aplicação de questionários aos profissionais odontólogos. Os resultados mostraram que é preciso maior cuidado dos profissionais quanto ao tratamento radiográfico e radioproteção, sendo necessário que órgãos de fiscalização exijam o cumprimento das normas para que haja manutenção da qualidade dos serviços de radiodiagnóstico odontológicos.Downloads
Referências
Navarro, MVT. Risco, radiodiagnóstico e Vigilância Sanitária. Salvador: Edufba; 2009.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Portaria MS/SVS nº. 453, de 1 de junho de 1998. Diretrizes de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico. Diário Oficial da União, 2 junho 1998.
BELTRAME M, OLIVEIRA AEF, SPYRIDES KS. Análise do processamento radiográfico nos consultórios odontológicos de Feira de Santana – BA. Rev. Fac. Odontol. Porto Alegre 2003; 8(1): 50-543.
OKUNO E, YOSHIMURA EM. Física das radiações. São Paulo: oficina de textos;2010.
DEZOTTI MSG. Avaliação de filmes radiográficos periapicais em diferentes condições de processamento pelos métodos sensitométrico, digital e morfométrico. São Paulo. [Tese de Doutorado]. Universidade de São Paulo; 2003.
BELINATO W. Avaliação de parâmetros físicos em radiologia odontológica de consultórios públicos de Sergipe. Sergipe. [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal de Sergipe; 2010.
DUARTE AF, FIGUEIRÔA J, CARNEIRO PF. Conhecimento e atitudes dos odontólogos sobre proteção radiológica em relação à portaria 453 do Ministério da Saúde. Caderno de Graduação 2014; 1(3):75-84.
MESQUITA FILHO M, CRUZ DT, ATZINGEN ACV. Conhecimento e procedimentos em radioproteção em consultórios odontológicos: uma visão bioética. Rev. bras. pesqui. saúde 2012; 14(2):44-51.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).