O Programa Nuclear Brasileiro e a Física Médica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2009.v3.n1.p151-156Resumo
O uso de processos nucleares ou radioativos na Medicina é anterior ao grande desenvolvimento da energia nuclear que ocorreu a partir da Segunda Guerra Mundial. Entretanto, impulsionado por esse progresso, o desenvolvimento de novas técnicas nucleares e o crescimento cada vez maior de sua utilização ocorrem concomitantemente. O mesmo acontece para o Brasil. O que não ocorreu simultaneamente foi a evolução dos procedimentos de segurança de modo a garantir a minimização dos riscos que, em todo o mundo, surgem primeiro na área de energia e apenas em décadas posteriores na Medicina. A evolução das duas vertentes, médica e energética, é abordada neste artigo, no qual se procura fazer uma breve análise do atual Programa Nuclear Brasileiro e suas consequências na área médica.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).