Design of a Fuzzy Logic Classification System for an Ocular Sun Protection Factor
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2021.v15.19849001627Palavras-chave:
Fuzzy Logic, Classification System, Ocular Sun Protection Factor, Sunglasses, Ultraviolet RadiationResumo
Não existe um método confiável e universal para medir e comparar as propriedades protetivas dos óculos de sol, as quais são geralmente comunicadas aos consumidores por meio das categorias dos óculos de sol que são baseadas apenas nas características das lentes dos mesmos, classificando todo o espectro de transmissão do sol (ultravioleta, infravermelho e visível), sem levar em consideração a geometria da armação, nem a reflectância traseira das lentes dos óculos de sol, o que é um problema sério. Tendo como propósito criar um método confiável de se medir e comparar os óculos de sol através de suas capacidades protetivas frente à radiação solar, foi elaborado neste trabalho um fator de proteção ocular solar (FPOS) utilizando um sistema de classificação por lógica fuzzy. Este sistema utiliza dados pré-aquisicionados relativos às lentes, i.e. transmitância ultravioleta e reflectância traseira das lentes, e dados da capacidade de proteção da armação por meio da interface de fuzzificação, seguida do processo de inferência fuzzy e depois pela interface de defuzzificação. A saída do sistema é uma nota alfabética, voltada para informar os consumidores, de uma maneira simples de entender, com relação às capacidades protetivas solares dos óculos de sol que estes possuam ou venham a adquirir. Através dos resultados parciais foi possível comprovar a eficácia da escolha de um sistema fuzzy para este sistema de classificação, pois o mesmo foi capaz de traduzir, em termos matemáticos, as regras linguísticas propostas inicialmente, classificando cada uma das diversas combinações possíveis das entradas em um dos seis fatores estipulados inicialmente para o FPOS proposto neste trabalho.
Downloads
Referências
2. Rabbetts R. B, Sliney D. (2019) Technical Report: Solar Ultraviolet Protection from Sunglasses. Optom Vis Sci, 2019, Vol 96(7)
3. Rosenthal F. S, Bakalian A. E, Lou, C et al. (1988) The Effect of Sunglasses on Ocular Exposure to Ultraviolet Radiation. AJPH January 1988, Vol. 78, No. 1
4. Citek K. (2008) Anti-reflective coatings reflect ultraviolet radiation. Optometry, 2008, 79(3):143-8
5. Ibarra L, Webb C. (2016) Advantages of Fuzzy Control While Dealing with Complex/ Unknown Model Dynamics: A Quadcopter Example. New Applications of Artificial Intelligence, IntechOpen. DOI: 10.5772/62530
6. Backes C, Religi A, Moccozet L, et al. (2018) Sun exposure to the eyes: predicted UV protection effectiveness of various sunglasses. Journal of Exposure Science & Environmental Epidemiology, 2018. DOI: https://doi.org/10.1038/s41370-018-0087-0
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).