Aplicação baseada em MATLAB para análise, pós-processamento de imagens e controle de qualidade de imagens de SPECT
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2022.v16.19849001687Palavras-chave:
MATLAB; SPECT; Tempo-morto; Controle de Qualidade; Medicina Nuclear; Processamento de Imagens, Física MédicaResumo
O objetivo deste trabalho é aprimorar a experiência do usuário em um toolkit para pós-processamento de imagens na modalidade SPECT (Tomografia computadorizada por emissão de fóton único), tornando-o também livremente executável para não usuários do MATLAB. O toolkit foi desenvolvido dentro do MATLAB, usando o recurso de desenvolvimento de aplicativos autônomos, MATLAB AppCompiler, e escrito com o ambiente de aplicativos, MATLAB AppDesigner, na versão R2021a. Várias funcionalidades do aplicativo foram corrigidas ou melhoradas (bugs/falhas, problemas de otimização, aperfeiçoamento do layout), além de adicionar novos recursos e executar o aplicativo de forma totalmente independente do MATLAB. Em termos de desempenho, o toolkit tem um consumo de memória gráfica razoável, mesmo para as máquinas com diferentes especificações de sistema. O programa obteve sucesso em sua execução, além de cumprir sua finalidade para com a medicina nuclear, mostrando-se uma aplicação perfeitamente funcional, para máquinas com diferentes especificações de sistema.
Downloads
Referências
Lyra, Maria, et al. "Matlab as a tool in nuclear medicine image processing." MATLAB-A Ubiquitous tool for the practical engineer (2011): 477-500.
International Atomic Energy Agency. Quality assurance for SPECT systems. Vienna. International Atomic Energy Agency, 2009.
Beers, Yardley. "A precision method of measuring Geiger counter resolving times." Review of Scientific Instruments 13.2 (1942): 72-76.
Oliveira, Jonas. “Propriedades gerais dos detectores de radiação.” Class Notes, Federal University of Goias, 2021.
Halama, J. R., et al. "Acceptance Testing and Annual Physics Survey Recommendations for Gamma Camera, SPECT, and SPECT/CT CT Systems." The Report of AAPM Task Group 177 (2019).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gustavo Gonçalves, Eduarda P. Grecco, Emerson N. Itikawa, Uysha S. Fonda, Carlos E. G. Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).