CALIBRAÇÃO DE MEDIDORES DE ATIVIDADES NO IPEN
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2005.v1.n1.p2-8Resumo
O objetivo deste trabalho consistiu na realização de calibração de doze medidores de atividade comerciais a fim de se avaliar a exatidão das medições com estes instrumentos. A calibração dos equipamentos foi indireta, com fonte de radionuclídeos utilizados clinicamente e um instrumento de referência do tipo padrão de trabalho. Foi aplicado o teste de linearidade nos intrumentos a serem calibrados além do teste de geometria. Utilizando-se o limite de aceitação de (±10%) da Norma da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para medições de atividade em Serviços de Medicina Nuclear, os resultados da calibração dos medidores de atividade deve ser realizada com fontes de radionuclideos utilizados clinicamente.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).