Estudo dos parâmetros de aquisição e reconstrução em imagens de perfusão de miocárdio na detecção de lesões
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2012.v6.n3.p163-166Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar a influência dos diferentes parâmetros de aquisição e métodos de reconstrução tomográfica utilizados em exames de SPECT do miocárdio, a fim de otimizar a imagem do ventrículo esquerdo, possibilitando melhor visualização de lesões. Para tanto, foi realizado um estudo com imagens adquiridas em um equipamento SPECT Philips Forte, com um simulador antropomórfico com inserção cardíaca, preenchido com Tc-99m. Lesões frias de acrílico foram inseridas nas regiões lateral e septal. A imagem foi avaliada por meio do perfil de contagens, contraste relativo e mapa polar. Observou-se que os diferentes parâmetros de aquisição e métodos de reconstrução não produzem diferenças visuais significativas nas imagens resultantes. Quantitativamente, a aquisição com 64 projeções, reconstruída com o método iterativo, apresenta maior contraste.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).