Otimização de dose em exames de pacientes adultos em um serviço de tomografia computadorizada
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2013.v7.n2.p79-80Resumo
Este trabalho apresenta um estudo de otimização de dose em exames de tomografia computadorizada de raios X de crânio, tórax e abdômen de pacientes adultos, realizados em um serviço de diagnóstico por imagem em um hospital de grande porte. Para tanto, foram adquiridas imagens de um simulador de dose e coletados os dados referentes a kVp, mAs, pitch, espessura de corte e CTDIvol, diretamente do equipamento. Através do sistema PACS do serviço, foram delineadas regiões de interesse, nas quais foram calculados a média e o desvio padrão dos números CT de cada protocolo. A otimização levou em consideração a manutenção do número CT e ruído das imagens adquiridas com os protocolos clínicos. Observou-se que os protocolos utilizados no serviço, de forma geral, apresentam baixa dose, apesar da grande variabilidade entre os diferentes turnos. Nos exames de tórax, crânio e abdômen, foram sugeridas modificações nos valores de mAs e pitch, que permitiram reduções de dose (60%, 17% e 19%, respectivamente), sem o comprometimento na qualidade diagnóstica da imagem.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).