Medidas quantitativas de viscosidade e elasticidade utilizando a técnica de vibromagnetoacustografia
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2013.v7.n2.p109-111Resumo
Este artigo apresenta a técnica de vibromagnetoacustografia (VMA) na análise quantitativa de viscoelasticidade através da análise da propagação de ondas de cisalhamento em phantoms de gelatina marcados com nanopartículas magnéticas. Os phantoms foram estimulados aplicando-se um gradiente de campo magnético externo e os movimentos induzidos na estrutura interna do phantom devido a interação do campo com as partículas foram obtidos através de um equipamento de ultrassom pulso-eco com transdutor matricial. As informações de movimento foram processadas para se obter valores da elasticidade e viscosidade do meio.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).