Detecção de nódulos mamários em imagens de simuladores ultrassonográfico e mamográfico
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2013.v7.n2.p93-98Resumo
Devido à alta taxa de incidência de câncer de mama em mulheres, muitos procedimentos têm sido desenvolvidos visando auxiliar no diagnóstico e detecção precoce. A mamografia e a ultrassonografia vêm se destacando como as principais técnicas de imagem da mama. Nesse âmbito, os esquemas de diagnóstico auxiliado por computador têm fornecido ao especialista uma segunda opinião mais precisa e confiável, minimizando a subjetividade visual entre observadores. Assim, nós propomos a aplicação de um método automático de segmentação, por meio da rede neural artificial SOM, que deve fornecer informações precisas quanto a borda da lesão. Os ensaios foram realizados em 100 imagens mamográficas e 70 ultrassonografias, ambos os casos obtidos por simuladores. A fim de verificar a precisão dos limites demarcados pelo detector automático, medidas quantitativas foram extraídas comparando essas imagens com a delineada manualmente por uma radiologista experiente. A técnica proposta apresentou altas taxas de precisão e sensibilidade, além de baixo erro na correta representação dos achados mamográficos e ultrassonográficos.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).