Aplicação de contornos ativos para a segmentação de nódulos em imagens de ultrassonografia da mama
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2012.v6.n2.p103-107Resumo
Ultrassom é uma ferramenta de diagnóstico muito útil na distinção de massas benignas e malignas da mama, além de proporcionar avaliação mais detalhada em mamas densas. Diante da subjetividade na interpretação das imagens, os esquemas de diagnóstico auxiliado por computador têm oferecido alto desempenho, fornecendo ao médico uma segunda opinião de forma mais precisa e confiável. Com esse intuito, propomos a aplicação de um método de segmentação dado de forma automática, por meio da técnica de contorno ativo, para fornecer precisamente informações relativas à localização e determinação dos limites de possíveis achados suspeitos em exames de ultrassonografia da mama. Os testes de segmentação foram aplicados num total de 50 imagens clínicas, contendo algum tipo de lesão evidenciada em exames de rotina. A partir do contorno, o radiologista poderia ter maior compreensão dos aspectos morfológicos, possibilitando, portanto, um diagnóstico mais conciso. Com a finalidade de verificar a exatidão dos limites demarcados pela segmentação automática, as segmentações foram comparadas por meio de métricas de avaliação quantitativa com a área delineada manualmente por uma radiologista. Os resultados obtidos com os valores médios revelaram taxas de aproximadamente 92% na acurácia, 73% em sensibilidade e 94% referente ao valor preditivo positivo.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).