Aplicação de contornos ativos para a segmentação de nódulos em imagens de ultrassonografia da mama
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2012.v6.n2.p103-107Abstract
Ultrassom é uma ferramenta de diagnóstico muito útil na distinção de massas benignas e malignas da mama, além de proporcionar avaliação mais detalhada em mamas densas. Diante da subjetividade na interpretação das imagens, os esquemas de diagnóstico auxiliado por computador têm oferecido alto desempenho, fornecendo ao médico uma segunda opinião de forma mais precisa e confiável. Com esse intuito, propomos a aplicação de um método de segmentação dado de forma automática, por meio da técnica de contorno ativo, para fornecer precisamente informações relativas à localização e determinação dos limites de possíveis achados suspeitos em exames de ultrassonografia da mama. Os testes de segmentação foram aplicados num total de 50 imagens clínicas, contendo algum tipo de lesão evidenciada em exames de rotina. A partir do contorno, o radiologista poderia ter maior compreensão dos aspectos morfológicos, possibilitando, portanto, um diagnóstico mais conciso. Com a finalidade de verificar a exatidão dos limites demarcados pela segmentação automática, as segmentações foram comparadas por meio de métricas de avaliação quantitativa com a área delineada manualmente por uma radiologista. Os resultados obtidos com os valores médios revelaram taxas de aproximadamente 92% na acurácia, 73% em sensibilidade e 94% referente ao valor preditivo positivo.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of original articles to the Brazilian Journal of Medical Physics implies the transfer, by the authors, of the rights of print and digital publication. Copyright for published articles remains with the author, with journal rights on first publication. Authors may only use the same results in other publications by clearly indicating this journal as the original publisher. As we are an open access journal, free use of articles in educational, scientific, non-commercial applications is allowed, as long as the source is cited.
The Brazilian Journal of Medical Physics is under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0).