Avaliação da precisão do sistema Exactrac 6D® BrainLab do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2015.v9.n2.p35-40Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a exatidão e precisão do sistema Exactrac 6D® Brainlab, instalado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, para tratamentos de radiocirurgia (frameless) utilizando máscara termoplástica para procedimentos estereotáxicos. Foram realizados quatro conjuntos de testes com diferentes finalidades: avaliar a precisão de localização através do sistema de infravermelho; avaliar a reprodutibilidade do algoritmo de fusão de imagem; avaliar o sistema de raios-X; e avaliar a precisão global do sistema através de um teste end-to-end utilizando objeto simulador craniano e máscara termoplástica. Verificou-se que o sistema de infravermelho apresentou um desvio máximo de localização de 0,5 mm e o sistema de raios-X uma precisão de 0,15 mm e 0,6°. A reprodutibilidade do algoritmo de fusão apresentou um desvio máximo de posicionamento inferior a 0,5 mm e 0,5° e a análise quantitativa dos resultados obtidos para o teste end-to-end indicaram um erro máximo global do sistema menor que 0,8 mm.
Downloads
Referências
SCHELL, M.C. et al. Stereotactic Radiosurgery: AAPM Report No 54. Radiation Therapy Committee Report of Task Group 42, USA, June 1995.
http://www.businesswire.com/news/home/2013072300%206184/en/Brainlab-Princess-Alexandra-Hospital-Brisbane-Chooses-ExacTrac%C2%AE. Acessado em 14/02/2016.
Spadea, Maria Francesca et al.. Intra-fraction setup variability: IR optical localization vs. X-ray imaging in a hypofractionated patient population. Radiation Oncology, 2011 6:38.
ICRU Report 62. Prescribing, Recording and Reporting Photon Beam Therapy (Supplement to ICRU Report 51). IAEA. 1999.
Exactrac Versão 6.0. Manual de Usuário Clínico. Revisão 1.3.
Oliveira, C.T. , Nakandakari, M.V.N. , Sales, C.P. , Cunha, A.P.V. , Sereno,M., Rodrigues, L.N. Análise qualitativa e quantitativa do sistema de infravermelho do Exactrac X-Ray 6D no posicionamento de pacientes. Congesso Brasileiro de Física Médica 2014, Goiânia, Brasil.
http://www.ifi.unicamp.br/~brito/graferr.pdf. Acessado em 15/02/2016.
Naren Ramakrishna, Florin Rosca, Scott Friesen, Evrim Tezcanli, Piotr Zygmanszki, Fred Hacker. A clinical comparison of patient setup and intra-fraction motion using frame-based radiosurgery versus a frameless image-guided radiosurgery system for intracranial lesions. Department of Radiation Oncology, Brigham and Women’s Hospital and Dana Farber Cancer Institute, Boston, MA, USA.
Gregory Twork. Validation of the Spatial Accuracy of the ExacTrac® Adaptive Gating System. Department of Medical Physics McGill University, Montreal, QC August 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).