Utilização do filme radiocrômico para registro da variação do perfil de dose em varredura de TC de tórax

Autores

  • Arnaldo Prata Mourão Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Priscila do Carmo Santana Universidade Federal de Minas Gerais
  • Thessa Cristina Alonso Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear CNEN
  • Teogenes Augusto DaSilva Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear CNEN

DOI:

https://doi.org/10.29384/rbfm.2015.v9.n3.p2-5

Palavras-chave:

tomografia computadorizada, raios X, dosimetria, imagem diagnóstica

Resumo

Os exames de tomografia computadorizada geram doses mais elevadas em paciente do que aquelas causadas por outras modalidades de radiologia diagnóstica que utilizam a atenuação do feixe de raios X. Os avanços tecnológicos têm aumentado as aplicações diagnósticas das imagens de tomografia computadorizada (TC) e consequentemente a demanda por esses exames. Estratégias para a redução da dose são difíceis de implementar por causa da falta de orientação adequada sobre os exames de tomografia computadorizada. No entanto, a TC oferece a possibilidade de uma adaptação dos parâmetros de aquisição das imagens de acordo com o perfil físico do paciente e a aplicação de diagnóstico para a qual se destina a varredura.  O conhecimento da distribuição da dose é importante quando se pensa em variar os parâmetros de aquisição visando a redução da dose. Neste trabalho foi utilizado um simulador de tórax de PMMA para observar a deposição de dose em cinco regiões. Tiras de filme radiocrômico foram posicionados no interior do objeto simulador de tórax, na periferia e na região central. Após o posicionamento do objeto no isocentro do tomógrafo foi realizada uma varredura da sua região central utilizando um protocolo para tórax. Após a varredura o objeto simulador, as tiras irradiadas foram digitalizadas. As imagens digitais foram retrabalhadas para obter os perfis de variação de dose para cada posição. Os resultados obtidos demonstraram uma grande variação na dose absorvida pelo objeto simulador, tanto dentro de uma mesma posição ao longo do comprimento da tira de filme, como na comparação entre as cinco regiões nas quais foram posicionadas as tiras. Neste segundo caso as variações de dose foram ainda maiores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo Prata Mourão, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Centro de Engenharia Biomédica

Departamento de Engenharia Elétrica

Priscila do Carmo Santana, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Anatomia e imagem

Referências

Thakur Y, McLaughlin PD, Mayo JR. Strategies for Radiation Dose Optimization. Curr Radiol Rep 2013; 1:1–10.

IAEA - International Atomic Energy Agency, Dosimetry in diagnostic radiology: an international code of practice. TRS Serie 457, Vienna. 2007.

Mourão AP. Tomografia Computadorizada: Tecnologias e aplicações. São Caetano do Sul: Difusão; 2007.

Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico. Portaria nº 453. Brasília: Diário oficial da União; 1998.

IAEA - International Atomic Energy Agency, International basic safety standards for protection against ionizing radiation and for safety of radiation sources. Safety Series, 115, Vienna. 1996.

Mourão AP, Gonçalves Jr RG, Alonso TC. Dose profile variation with pitch in head CT scans using gafchromic films. Recent Advances in Biomedical & Chemical Engineering and Materials Science 2014; 1:51-4.

ISP - International specialty products, 2010. Gafchromic XR catalogue. 8p.

AAPM - American Association of Physicists in Medicine, 1998. Radiochromic film dosimetry: AAPM Report 63. Med. Phys. 25:2093-115.

Rampado O, Garelli E, Ropolo R. Computed tomography dose measurements with radiochromic films and a flatbed scanner. Med Phys 2010; 37:189-96.

NIST - National Institute of Standards and Technology, at http://www.nist.gov/pml/data/xraycoef/index.cfm. - Access 15 Oct.

Downloads

Publicado

2016-09-29

Como Citar

Mourão, A. P., Santana, P. do C., Alonso, T. C., & DaSilva, T. A. (2016). Utilização do filme radiocrômico para registro da variação do perfil de dose em varredura de TC de tórax. Revista Brasileira De Física Médica, 9(3), 2–5. https://doi.org/10.29384/rbfm.2015.v9.n3.p2-5

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)