APLICAÇÃO DE DETETORES SEMICONDUTORES NA DOSIMETRIA IN VIVO EM TRATAMENTO DE IRRADIAÇÃO DE CORPO INTEIRO
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2009.v2.n1.p30-32Abstract
A radioterapia é uma das principais opções para o tratamento de câncer na atualidade. Ao longo dos anos, ela evoluiu no sentido da obtenção de ferramentas que possibilitassem um aumento gradativo das doses nos tecidos tumorais e uma diminuição das doses nos tecidos sadios, aumentando sua eficácia. A irradiação de corpo inteiro (TBI, do inglês Total Body Irradiation) constitui uma das etapas de tratamento da leucemia e outras formas de linfoma com o uso de radioterapia. A dosimetria in vivo é uma ferramenta essencial no programa de qualidade em radioterapia. De fato, uma avaliação da incerteza final entre a dose prescrita e a dose realmente liberada ao paciente é uma maneira efetiva de avaliar o procedimento. A dosimetria in vivo é particularmente necessária nas irradiações de corpo inteiro devido à incerteza no posicionamento. Este trabalho tem como objetivo a aplicação de um detetor semicondutor, chamado diodo, na dosimetria in vivo em tratamentos de irradiação de corpo inteiro. Antes da utilização dos diodos nos pacientes, faz-se necessário um estudo de sua resposta em um fantoma similar ao corpo humano, bem como a avaliação da resposta do diodo em termos de linearidade, repetitividade, reprodutibilidade, bem como a sua calibração para a situação de uso. E mediante a análise dos resultados obtidos em um simulador antropomórfico, confirmou-se à viabilidade da aplicação em medidas in vivo no tratamento de irradiação de corpo inteiro.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of original articles to the Brazilian Journal of Medical Physics implies the transfer, by the authors, of the rights of print and digital publication. Copyright for published articles remains with the author, with journal rights on first publication. Authors may only use the same results in other publications by clearly indicating this journal as the original publisher. As we are an open access journal, free use of articles in educational, scientific, non-commercial applications is allowed, as long as the source is cited.
The Brazilian Journal of Medical Physics is under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0).