Ferramenta Computacional para Estimativa da Dose Efetiva em Exames de Tomografia Computadorizada a partir da Extração de Dados do Cabeçalho DICOM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29384/rbfm.2018.v12.n3.p35-38

Palavras-chave:

Física Médica, Proteção Radiológica, Radiologia

Resumo

A tomografia computadorizada (TC) é uma técnica que se baseia em raios X e o seu surgimento no início da década de 1970 provocou uma revolução na medicina. Como consequência do aumento da acurácia, antes não fornecida pela radiografia plana, ocorreu um grande aumento na solicitação desse tipo de exame. Pela literatura, sabe-se que a radiação absorvida no processo de ionização, mesmo em nível diagnóstico, pode ter efeitos carcinogênicos a longo prazo e a TC é um dos exames radiológicos que mais expõem os pacientes a doses elevadas de radiação ionizante. Considerando esse cenário, este artigo apresenta uma ferramenta computacional desenvolvida para possibilitar a avaliação da exposição à radiação ionizante sofrida pelos pacientes a partir da extração de dados do cabeçalho DICOM de exames de TC. Embora existam algumas divergências na literatura em relação ao cálculo dos valores de dose efetiva (DE) a partir de valores obtidos do produto dose-comprimento (DLP), os dados obtidos de uma amostra de 50 pacientes, utilizada para teste do aplicativo desenvolvido, indicam seu potencial para ser uma ferramenta de acompanhamento do nível de exposição de pacientes no ambiente radiológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Semelka RC, Armao DM, Elias Junior J, Uda W. Imaging Strategies to Reduce the Risk of Radiation in CT Studies, Including Selective Substitution With MRI. J. Magn. Reson. Imaging 2007; 25:900–909.

Brenner DJ, Elliston CD. Estimated radiation risks potentially associated with full-body CT screening. Radiology 2004; 232:735–738.

Brady SL, Mirro AE, Moore BM, Kaufman RA. How to Appropriately Calculate Effective Dose for CT Using Either Size-Specific Dose Estimates or Dose-Length Product. AJR 2015; 204:953-958.

Shrimpton P C 2004 Assessment of patient dose in CT NRPB Report no NRPB-PE/1/2004 (Chilton: National Radiological Protection Board).

Santos, EED. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática Biomédica) - Universidade de São Paulo. Estudo de um algoritmo para extração de dados do cabeçalho DICOM de exames de Tomografia Computadorizada para a avaliação da exposição à radiação ionizante dos pacientes, 2016.

Shrimpton PC, Wall BF. Effective Dose and Dose-Length Product in CT. Radiology 2009; 2:604 (Letter to the editor).

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

César, H. V., Cordeiro, S., Santos, E., & Azevedo-Marques, P. M. (2018). Ferramenta Computacional para Estimativa da Dose Efetiva em Exames de Tomografia Computadorizada a partir da Extração de Dados do Cabeçalho DICOM. Revista Brasileira De Física Médica, 12(3), 35–38. https://doi.org/10.29384/rbfm.2018.v12.n3.p35-38

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.