Quantificação metabólica absoluta in vitro por espectroscopia de ressonância magnética
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2010.v4.n1.p83-88Abstract
Neste projeto estimamos os tempos característicos de relaxação nuclear (T1 e T2) do 1 H in vitro da água e dos seguintes metabólitos presentes no cérebro humano: N-Acetil-Aspartato (NAA), Colina (Cho), Creatina (Cr) e Mio-Inositol (M-Ins) por meio da análise do sinal de espectroscopia de ressonância magnética nuclear, visando realizar correções de efeito de relaxação transversal e longitudinal no processo de quantificação absoluta. Fantomas com 300 mL de uma solução padrão juntamente com o metabólito em questão foram utilizados para a aquisição dos espectros. Foram utilizadas sequências com tempo ao eco (TE) variável para a determinação de T2 e tempo de repetição (TR) ou tempo de inversão (TI) variáveis para a determinação de T1, sendo sempre adquiridos espectros com e sem a saturação da água. O processamento dos espectros foi feito com os softwares LCModel e MRUI e os ajustes dos dados pelo Origin 8.0. Os seguintes valores de T1/T2 (ms) foram os melhores estimados de acordo com a análise da concentração absoluta: (4061/934) para água, (1800/830) para NAA, (2316/717) para Cr, (2356/1095) para Cho e (1537/531) para M-Ins. O software MRUI apresentou melhor desempenho no processo de determinação de T1 e T2 para a realização de correções dos efeitos de relaxação no processo de quantificação absoluta.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of original articles to the Brazilian Journal of Medical Physics implies the transfer, by the authors, of the rights of print and digital publication. Copyright for published articles remains with the author, with journal rights on first publication. Authors may only use the same results in other publications by clearly indicating this journal as the original publisher. As we are an open access journal, free use of articles in educational, scientific, non-commercial applications is allowed, as long as the source is cited.
The Brazilian Journal of Medical Physics is under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0).