Histórico da Associação Brasileira de Física Médica e sua contribuição para a evolução da Física Médica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2009.v3.n1.p5-18Resumo
A introdução contém um breve comentário sobre a origem da ciência da Física das Radiações com suas específicas referências. Descreve-se, ainda, o desenvolvimento prévio de organizações de físicos em instituições médicas, como a Hospital Physicists’ Association no Reino Unido e a American Association of Physicists in Medicine nos Estados Unidos; ambas serviram de modelo para alguns dos fundadores da nossa associação, que contaram também, com a ajuda e as sugestões do professor John Cameron, da Universidade de Wisconsin. No preâmbulo são descritos alguns detalhes acerca da criação de várias instituições envolvidas com proteção radiológica e a forma como foram iniciadas as interações dos físicos com os médicos, nos hospitais de São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, descreve-se com detalhes a formação da Associação Brasileira de Física Médica, o seu contínuo desenvolvimento e ainda são historiados os eventos realizados. A evolução, as criações e as atividades da Associação são descritas com base em períodos de dois em dois anos.
Palavras-chave: história; associação; Física das Radiações; hospital
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).