Dosimetria por ressonância magnética eletrônica
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2011.v5.n3.p221-232Resumo
A Ressonância Magnética Eletrônica (RME) tem sido utilizada como método dosimétrico utilizando diversos materiais, e vem mostrando seu grande potencial em aplicações médicas e industriais, tais como na dosimetria retrospectiva em casos de acidentes radiológicos e como método padrão de medida de altas doses de radiação na indústria de alimentos. Este artigo apresenta uma introdução dos princípios físicos da RME e sua aplicação na dosimetria das radiações ionizantes, através de uma completa revisão dos trabalhos sobre dosimetria por RME realizados desde 1992 pelo nosso grupo de pesquisa e por outros grupos brasileiros. Espera-se informar à comunidade de física médica brasileira sobre essa técnica dosimétrica e com isso fomentar possíveis colaborações entre físicos médicos que atuam na clínica e laboratórios de pesquisa.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).