Avaliação da repetibilidade de parâmetros dosimétricos do feixe de um acelerador linear
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2016.v10.n1.p9-12Resumo
Este trabalho tem como objetivo fazer uma avaliação da repetibilidade da simetria e planura do feixe de fótons de 6 MV do acelerador linear Oncor Impression, da marca Siemens do Serviço de Radioterapia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Ao total foram colhidas 102 medidas, com periodicidade semanal, através de detector bidimensional de câmaras de ionização, MatriXX Evolution, da IBA Dosimetry, conectado a um computador com o software OmniProI’mrt. O isocentro do acelerador linear foi colocado no centro do volume sensível do detector, com placas de água sólida acima e abaixo do mesmo. Os dados foram colhidos com 100 UM, com tamanho de campo 10x10 cm². Os valores de planura e simetria foram calculados pelo software do arranjo utilizado. A primeira medida desse trabalho foi usada como referência, sendo as demais colhidas comparadas com ela, levando em consideração os valores de variações permissíveis para tais parâmetros. Foram analisados os valores os mínimos, máximos e médios. A literatura indica que os valores de planura e simetria não devem variar em mais de 2 e 3%, respectivamente. Os resultados desse trabalho mostram que os valores desses parâmetros para o acelerador linear em estudo estão dentro das variações permissíveis nos protocolos, estando, portanto, hábeis para o uso clínico adequado.Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. TEC DOC - 1151: aspectos físicos da garantia da qualidade em radioterapia. Rio de Janeiro: INCA, 2000.
Podgorsak, E. B., Radiation Oncology Physics: A Handbook for Teachers and Students, 2005.
Khan, F.M., The Physics of Radiation Therapy, third edition, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).