Caracterização do irradiador de raios X RS-2000
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2014.v8.n1.p23-26Resumo
Irradiadores gama estão em desuso e tem sido cada vez mais substituídos pelos irradiadores de raios-x por serem mais econômicos e terem maiores benefícios de segurança associados à proteção radiológica. Existem alguns testes que devem ser realizados para garantia de controle da qualidade quando se trabalha com radiação, como os testes de constância, linearidade, repetitividade, reprodutibilidade, levantamento radiométrico e testes de segurança. Eles avaliam parâmetros técnicos, de desempenho de instrumentos e equipamentos de maneira rápida e eficiente. A caracterização do irradiador permite determinar o seu funcionamento, garantindo que a dose depositada seja aquela desejada. Este trabalho tem como objetivo caracterizar o irradiador de raios x por meio dos testes dosimétricos. O equipamento apresentou estabilidade nas leituras de taxa de dose no espaço livre e regularidade nos testes de segurança durante o período avaliado. Além disso, as medidas foram reprodutíveis tendo uma variação máxima de 10% e o levantamento radiométrico mostrou que os resultados obtidos estão de acordo com a isenção de requisitos de proteção radiológicas descritos na posição regulatória 3.01/001:2011.
Downloads
Referências
Wagner, Jennifer Koop, et al. "Dose characterization of the rad sourceTM 2400 X-ray irradiator for oyster pasteurization." Applied Radiation and Isotopes 67.2 (2009): 334-339.
Mehta, Kishor, and Andrew Parker. "Characterization and dosimetry of a practical X-ray alternative to self-shielded gamma irradiators." Radiation Physics and Chemistry 80.1 (2011): 107-113.
Pidikiti, R., et al. "Dosimetric characterization of an image-guided stereotactic small animal irradiator." Physics in medicine and biology 56.8 (2011): 2585.
Radiodiagn´ostico M´edico: Desempenho de Equipamentos e Seguran¸ca, ANVISA
Rad Source Technologies Available from: http://www.radsource.com/applications/cell_research_irradiation. Acessed: May 23, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).