Aplicação de um protocolo de controle de qualidade em um sistema de radiografia digital
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2018.v12.n1.p29-35Palavras-chave:
radiologia digital, detectores, controle de qualidadeResumo
O controle de qualidade dos receptores de imagens radiográficas é fundamental para a garantia da qualidade do exame. Nos sistemas digitais, os parâmetros de avaliação e procedimentos de controle de qualidade ainda não estão bem definidos em âmbito nacional. Neste trabalho foi aplicado o “Protocolo Espanhol de Controle de Qualidade em Radiodiagnóstico” na avaliação de detectores de radiologia digital. Foram realizados testes de ruído de fundo do detector, permanência da imagem anterior, uniformidade da imagem e razão sinal-ruído, função resposta do detector, verificação do indicador de dose, ruído, resolução espacial, limiar de sensibilidade de detalhe-contraste e verificação dos elementos defeituosos do detector. Os testes de desempenho foram aplicados periodicamente em cada detector analisado. Em geral, os resultados obtidos indicaram desempenho satisfatório dos detectores analisados e ainda foi possível estabelecer valores de referência para avaliações ao longo do tempo. O Protocolo Espanhol mostrou-se uma boa referência para a elaboração de um padrão nacional de avaliação destes equipamentos.
Downloads
Referências
Körner M, Weber CH, Wirth S, Pfeifer KJ, Reiser MF, Treitl M. Advances in Digital Radiography: Physical Principles and System Overview. RadioGraphics 2007; 27(3): 675– 686.
SEFM, SEPR, SERAM. Protocolo Español de Control de Calidad en Radiodiagnóstico. Madrid: Senda Editorial S. A.; 2011.
Carestream Health. Detectores TDR/DRX. Comparativo técnico entre modelos. Disponível em: http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/REL/REL[42083-1-14702].pdf.
Rasband W. ImageJ. National Institutes of Health, USA. Disponível em: https://imagej.net/ImageJ.
Furquim TA, Costa PR. Garantia da qualidade em radiologia diagnóstica. Revista Brasileira de Física Médica. 2009; 3(1): 91-9.
IAEA. Diagnostic radiology physics: a handbook for teachers and students. Vienna: International Atomic Energy Agency; 2014.
AAPM. An Exposure Indicator for Digital Radiography. American Association of Physicists in Medicine; 2009.
Kumaszyńska DO. Wide Spectra of Quality Control. InTech; 2011.
Artinis Medical Systems CDRAD 2.1 Manual CDRAD Analyser
Donini B, Rivetti S, Lanconelli N, Bertolini M. Free software for performing physical analysis of systems for digital radiography and mammography. Med. Phys. 2014; 41(5).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).