Método de Monte Carlo: princípios e aplicações em Física Médica
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2009.v3.n1.p141-149Resumo
O método de Monte Carlo tem se tornado, ao longo dos anos, uma ferramenta padrão para cálculos de dose absorvida e outras grandezas de interesse nas áreas de terapêutica e diagnóstico da Física Médica. Este artigo faz uma breve revisão das principais aplicações deste método, abrangendo as aplicações nas diversas modalidades de tratamento, acompanhado da descrição do surgimento dos principais códigos computacionais. Com o intuito de introduzir o tema àqueles que desejam conhecer o método, é apresentada uma breve descrição dos conceitos básicos do método e suas potencialidades.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).