ANÁLISE DE ESTRUTURA ÓSSEA ATRAVÉS DE MICROTOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA 3D
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2009.v2.n1.p6-10Abstract
Este trabalho apresenta uma análise da estrutura interna de amostras ósseas através da técnica de microtomografia computadorizada 3D (3D–μTC). A compreensão da estrutura óssea é particularmente importante quando relacionada ao diagnóstico de osteoporose, pois a mesma implica em uma deterioração da arquitetura do tecido ósseo com conseqüente aumento da fragilidade e susceptibilidade à fratura. Os ensaios foram realizados utilizando amostras ósseas de calcâneo humano e fêmur de rato Wistar, sendo que as microtomografias foram obtidas por meio de um sistema radiográfico, em tempo real, com um tubo de raios X microfocus. Com base nos princípios da estereologia, foram avaliados cinco parâmetros: a razão entre o volume de tecido ósseo e o volume total da amostra, o número de trabéculas existente na amostra, a razão entre a superfície óssea e o volume do osso, a espessura das trabéculas e a separação trabecular. As quantificações foram realizadas com o auxílio de um programa especialmente desenvolvido para este propósito no Laboratório de Instrumentação Nuclear (LIN) da COPPE - UFRJ. Este programa utiliza as reconstruções 3D como entrada e gera uma tabela de dados contendo as quantificações desejadas. Os resultados das quantificações dos parâmetros avaliados para a amostra de calcâneo humano são apresentados nas tabelas 1 e 2 e a sua visualização tridimensional está ilustrada na Figura 5. Para a amostra de fêmur de rato Wistar são apresentadas a reconstrução 2D e a visualização 3D nas Figuras 6 e 7, respectivamente. Os resultados obtidos mostram que a microtomografica 3D por raios X é uma técnica que pode ser potencialmente utilizada para análise de microestruturas ósseas.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of original articles to the Brazilian Journal of Medical Physics implies the transfer, by the authors, of the rights of print and digital publication. Copyright for published articles remains with the author, with journal rights on first publication. Authors may only use the same results in other publications by clearly indicating this journal as the original publisher. As we are an open access journal, free use of articles in educational, scientific, non-commercial applications is allowed, as long as the source is cited.
The Brazilian Journal of Medical Physics is under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0).