Radioterapia durante a gravidez: aspectos físicos relevantes para segurança radiológica do feto
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2013.v7.n2.p71-74Abstract
O trabalho apresenta os aspectos físicos e de proteção radiológica envolvidos nos procedimentos de radioterapia realizados em pacientes em período de gravidez que contribuam para a segurança e desenvolvimento do feto. Foram analisados estudos de casos clínicos com gravidez confirmada, submetidos à radioterapia. O trabalho também analisou os protocolos de dosimetria específicos para diferentes campos de tratamento considerando a dose absorvida estimada na região fetal, através de medidas experimentais e simulações computacionais apresentadas na literatura. São discutidos os conceitos de radiação de fetos apresentados no Relatório da AAPM TG 36 enfocando a influencia do uso de blindagem apropriada e a distribuição de dose periférica fora do campo de radiação primário. Os estudos não mostram um consenso quanto à dose limiar para exposição fetal, estando os valores variando entre 2 e 25 cGy, dependendo do período gestacional e da posição no interior do abdômen. Conforme preconizado pelos órgãos de proteção radiológica no Brasil, a dose equivalente de radiação no abdômen da mulher grávida ocupacionalmente exposta não deve exceder a 2,0 mSv durante todo o período de gravidez. As medidas mostram que os principais fatores que contribuem para o aumento de dose no feto são: radiação de fuga do cabeçote, espalhamento pelo colimador e dispersão pelo tecido da região irradiada circunvizinha à região do feto. Os resultados das pesquisas e situações clínicas reais ilustradas nos artigos científicos analisados indicam que a radioterapia em pacientes grávidas é exequível, desde que a dose no feto seja inferior aos limiares indicados, o que pode ser atingido mediante o uso de blindagens e configurações de campos de radiação apropriados e corretamente planejados por físicos especialistas que deverão simular previamente ao tratamento. O trabalho pretende contribuir para subsidiar a decisão terapêutica em procedimentos radioterápicos em pacientes grávidas apontando os riscos e benefícios quando da necessidade do tratamento.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of original articles to the Brazilian Journal of Medical Physics implies the transfer, by the authors, of the rights of print and digital publication. Copyright for published articles remains with the author, with journal rights on first publication. Authors may only use the same results in other publications by clearly indicating this journal as the original publisher. As we are an open access journal, free use of articles in educational, scientific, non-commercial applications is allowed, as long as the source is cited.
The Brazilian Journal of Medical Physics is under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0).