Determinação do espectro de raios X a partir da curva de transmissão para um equipamento de radiografia dentária
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2010.v4.n2.p23-25Abstract
A medição direta do espectro de um feixe de raios X por algum método espectroscópico é relativamente cara, demorada e exige considerável qualificação. O espectro pode ser alternativamente derivado por um método indireto a partir da medição da curva de transmissão do feixe de raios X e da utilização de transformadas de Laplace. O objetivo deste trabalho foi a aplicação de um método indireto que utiliza um modelo espectral baseado em um par de transformadas de Laplace para obter o espectro de raios X para um equipamento de radiografia dentária. O modelo espectral foi aplicado utilizando uma curva de transmissão medida e o espectro derivado mostra uma boa concordância com dados experimentais, mostrando o valor da análise da curva de transmissão em comparação com métodos espectroscópicos uma vez que os dados de transmissão podem ser obtidos com comparativa facilidade.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of original articles to the Brazilian Journal of Medical Physics implies the transfer, by the authors, of the rights of print and digital publication. Copyright for published articles remains with the author, with journal rights on first publication. Authors may only use the same results in other publications by clearly indicating this journal as the original publisher. As we are an open access journal, free use of articles in educational, scientific, non-commercial applications is allowed, as long as the source is cited.
The Brazilian Journal of Medical Physics is under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0).