Objeto simulador de cabeça em imagens por ressonância magnética de 3T
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2010.v4.n2.p59-61Abstract
Este estudo investigou soluções de íons paramagnéticos mais convenientes para a elaboração de objetos simuladores de cabeça em imagens por ressonância magnética com intensidade de campo de 3T e determina as constantes de proporcionalidade entre os tempos de relaxação e a concentração do íon. Foram utilizados seis recipientes com diferentes concentrações de uma solução com MnCl2 .4H2 O. Para a determinação do tempo de relaxação longitudinal, utilizou-se a sequência inversão-recuperação Spin Eco e para o tempo de relaxação transversal a sequência Spin Eco. A partir de uma função linear das taxas de relaxação com a concentração do íon paramagnético, foi possível obter as constantes de proporcionalidade, em que os valores dessas concentrações foram obtidos para os tecidos do cérebro como a substância branca (0,095 mM) e substância cinzenta (0,073 mM). Nossos resultados mostraram que é possível encontrarmos as concentrações necessárias para os diferentes tecidos da cabeça com a solução de MnCl2 .4H2 O, porém essas soluções conduzem a presença de ondas de radiofrequência (RF) causando distorções do campo de RF.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of original articles to the Brazilian Journal of Medical Physics implies the transfer, by the authors, of the rights of print and digital publication. Copyright for published articles remains with the author, with journal rights on first publication. Authors may only use the same results in other publications by clearly indicating this journal as the original publisher. As we are an open access journal, free use of articles in educational, scientific, non-commercial applications is allowed, as long as the source is cited.
The Brazilian Journal of Medical Physics is under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0).