Índice de qualidade em radiologia médica
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2012.v6.n2.p65-68Resumo
Na literatura, existem métodos para o cálculo do Risco Potencial em instalações de radiodiagnóstico médico: Modelo de Avaliação de Risco Potencial (MARP). Esses trabalhos apresentam resultados baseados na avaliação documental das instalações, mas sugerem que dados quantitativos provenientes do controle da qualidade dos equipamentos podem ser incluídos. No presente trabalho, é apresentada uma proposta para a avaliação das instalações de radiologia médica, apresentando uma variação do modelo de risco potencial, que considera, além dos fatores administrativos, resultados quantitativos provenientes do controle da qualidade dos equipamentos: o índice de qualidade. Em seguida, apresentam-se resultados da aplicação dessa proposta em 42 serviços, com 52 aparelhos de raios X convencionais avaliados, localizados no estado do Rio de Janeiro, Brasil.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).