Análise da heterogeneidade de dose em radioterapia adjuvante após tratamento cirúrgico de casos de câncer de mama
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2013.v7.n3.p133-137Resumo
Levando em consideração que os sistemas de planejamento radioterápicos reconhecem todas as estruturas do corpo com a mesma densidade (d=1 g/cm³), variações na densidade eletrônica dentro da área irradiada, como é o caso de pacientes que são submetidas a processos de reconstrução mamária e utilizam expansores de tecidos, poderão influenciar a distribuição de dose no tratamento, podendo gerar heterogeneidades que não são mensuradas, alterando a real distribuição nos tecidos sadios ou no volume alvo a ser irradiado. Através do cálculo de distribuição de dose dos algoritmos do sistema de planejamento XiO® (Fast FourierTransform, Convolution, Superposition, Fast Superposition e Clarkson), quando se utiliza correção de heterogeneidade entre tecidos de diferentes densidades, obtivemos uma relação percentual do aumento de dose nas estruturas de interesse, e da quantidade de dose absorvida pelos órgãos sadios adjacentes ao volume alvo.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).