Caracterização de um sistema eletrônico de aquisição de imagem portal para dosimetria em radioterapia
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2012.v6.n2.p45-49Resumo
O objetivo do trabalho foi caracterizar e viabilizar um sistema eletrônico de imagem portal (Electronic Portal Imaging Device – EPID) para uso como portal dosímetro (PDI) na modalidade non-transit, ou seja, sem interposição de meio espalhador entre o feixe e EPID para medidas de campos abertos. As imagens, bem como os dados do cabeçalho DICOM, foram extraídos pelo software ImageJ e utilizados no algoritmo básico de conversão de pixel para dose. A linearidade e reprodutibilidade da resposta foram analisadas, encontrando-se um desvio máximo de 2,3% para 800 unidades monitoras (UM) na linearidade e -0,9% para reprodutibilidade de sinal, medida diariamente. Uma matriz de 512x512 com resolução de 0,8 mm foi criada para restabelecer a forma de campo dosimétrico após a aquisição da imagem. A resposta relativa à dependência de tamanho de campo foi avaliada mediante obtenção da razão de fatores de espalhamento total entre a câmara de ionização e o EPID. Finalmente, um fator de calibração de 28470,88±170,73 pixel/cGy foi estabelecido para a região central da imagem. Análises comparativas entre o PDI, filme radiocrômico e matriz de câmaras de ionização (MatriXX), mostraram boa concordância para campos maiores que 5x5 cm2 no restabelecimento da forma de campo e dose, no entanto, para campos entre 3x3 cm2 e 5x5 cm2 , a concordância para forma de campo foi melhor estabelecida por filme em relação à matriz de câmaras de ionização.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).