Caracterização de um sistema eletrônico de aquisição de imagem portal para dosimetria em radioterapia
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2012.v6.n2.p45-49Abstract
O objetivo do trabalho foi caracterizar e viabilizar um sistema eletrônico de imagem portal (Electronic Portal Imaging Device – EPID) para uso como portal dosímetro (PDI) na modalidade non-transit, ou seja, sem interposição de meio espalhador entre o feixe e EPID para medidas de campos abertos. As imagens, bem como os dados do cabeçalho DICOM, foram extraídos pelo software ImageJ e utilizados no algoritmo básico de conversão de pixel para dose. A linearidade e reprodutibilidade da resposta foram analisadas, encontrando-se um desvio máximo de 2,3% para 800 unidades monitoras (UM) na linearidade e -0,9% para reprodutibilidade de sinal, medida diariamente. Uma matriz de 512x512 com resolução de 0,8 mm foi criada para restabelecer a forma de campo dosimétrico após a aquisição da imagem. A resposta relativa à dependência de tamanho de campo foi avaliada mediante obtenção da razão de fatores de espalhamento total entre a câmara de ionização e o EPID. Finalmente, um fator de calibração de 28470,88±170,73 pixel/cGy foi estabelecido para a região central da imagem. Análises comparativas entre o PDI, filme radiocrômico e matriz de câmaras de ionização (MatriXX), mostraram boa concordância para campos maiores que 5x5 cm2 no restabelecimento da forma de campo e dose, no entanto, para campos entre 3x3 cm2 e 5x5 cm2 , a concordância para forma de campo foi melhor estabelecida por filme em relação à matriz de câmaras de ionização.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of original articles to the Brazilian Journal of Medical Physics implies the transfer, by the authors, of the rights of print and digital publication. Copyright for published articles remains with the author, with journal rights on first publication. Authors may only use the same results in other publications by clearly indicating this journal as the original publisher. As we are an open access journal, free use of articles in educational, scientific, non-commercial applications is allowed, as long as the source is cited.
The Brazilian Journal of Medical Physics is under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0).