Metodologia de Coleta Semi-Automática de Dados em Mamógrafia Digital e Análises Críticas para um Programa de Garantia de Qualidade
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2016.v10.n1.p27-30Palavras-chave:
Câncer de mama, Mamografia Digital, PNQM, PGQ, Imagens DICOM.Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia aplicada na coleta periódica de dados de um mamógrafo digital dedicado a pacientes oncológicos. A utilização de ferramentas na extração de dados das imagens DICOM possibilita o acompanhamento e análises da qualidade do serviço. Através da aquisição de parâmetros, pré-determinados pelo fabricante do equipamento, é possível a criação de um banco de dados para o gerenciamento e a constante monitoria de indicadores dinâmicos. Dados retrospectivos foram coletados no período de abril de 2015 a março de 2016, com 20850 imagens, adquiridas para 3796 pacientes e durante 4220 procedimentos. Parâmetros apresentados, como a: temperatura do detector, as técnicas radiográficas, dose e a idade do paciente, entre outros, podem ser correlacionados com o desempenho do sistema.Downloads
Referências
Estimativa 2016: incidência de câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – Rio de Janeiro: INCA, 2015.
Suleiman, M. E., Brennan, P. C., and McEntee, M. F., "Diagnostic reference levels in digital mammography: A systematic review," Radiat Prot Dosimetry, ncu365 (2014).
Bloomquist A, Bosmans H, Burch A, Chevalier M, Daros K, Gennaro G, et al. IAEA Human Health Series No.17: Quality Assurance Programme for Digital Mammography. Vienna, Austria: International Atomic Energy Agency; 2011.
J. I. Ten, E. Vano, R. Sánchez, and J. M. Fernandez-Soto Automatic patient dose registry and clinical audit on line for mammography Radiat Prot Dosimetry (2015) 165 (1-4): 346-349 first published online March 24, 2015.
Manual DICOM Conformance Statement for Selenia Acquisition Workstation Software, V.3.3. 2007.
World Health Organization (WHO).Quality Assurance in diagnostic radiology. A guide prepared following workshop held in neuherberg. Geneva 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).