Análise de Deposição de Energia e Danos ao DNA de Prótons e Partículas Alfa simulados com FLUKA aplicados a um modelo celular

Autores

  • Victória Raposo IBB - Unesp
  • Joel Mesa Hormaza

DOI:

https://doi.org/10.29384/rbfm.2025.v19.19849001796

Palavras-chave:

microdosimetria, simulação, DNA, método Monte Carlo

Resumo

A microdosimetria é uma área de pesquisa crucial no desenvolvimento da radioterapia, que visa entender as variações de dose em nível subcelular. Este trabalho aborda a microdosimetria com feixes de prótons e íons, focando na deposição de energia em um modelo geométrico celular implementado usando o método de Monte Carlo por meio do software FLUKA. Foram simulados cenários em que um feixe de prótons ou um feixe de partículas alfa, com energias variando de 1 a 20 keV, interagiam com um modelo celular simplificado. Detectores foram configurados para registrar a fluência e a densidade de energia no meio durante as simulações. Os resultados mostraram que mais partículas alcançaram o núcleo à medida que a energia do feixe aumentava, especialmente para partículas alfa. A análise da densidade de energia revelou que a profundidade de deposição máxima aumenta com a energia cinética e foi maior para partículas alfa. Subsequentemente, utilizando o software MCDS (Monte Carlo Damage Simulation), os dados de dose das simulações foram usados para calcular a probabilidade de vários tipos de danos ao DNA—lesões nas bases (BD), quebras de fita simples (SSB) e quebras mais complexas. Este estudo confirmou a eficácia do modelo na simulação de efeitos microdosimétricos, evidenciando diferenças na deposição de energia e danos ao DNA entre prótons e partículas alfa. Esses resultados ajudam a compreender melhor as interações da radiação e a aprimorar a radioterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1. Ruysscher D, et al. Radiotherapy toxicity. Nat Rev Dis Primers. 2019;5:1–20.

2. Jiang G. Particle therapy for cancers: a new weapon in radiation therapy. Front Med. 2012;6:165–172.

3. Abolfath R, Carlson D, Chen Z, Nath R. A molecular dynamics simulation of DNA damage induction by ionizing radiation. Phys Med Biol. 2013;58:7143–7157.

4. Durante, M.; FLANZ, J. Charged particle beams to cure cancer: Strengths and challenges. Seminars in Oncology, 2019.

5. Elbast M, et al. Microdosimetry of alpha particles for simple and 3D voxelised geometries using MCNPX and GEANT4 Monte Carlo codes. Radiat Prot Dosimetry. 2012;150(3):342–349.

6. Ferrari A, Sala PR, Fasso A, Ranft J. FLUKA: a multiparticle transport code. CERN-2005-010, SLAC-R-773, INFN-TC-05-11. 2005.

7. de Vera P, Surdutovich E, Abril I, et al. Analytical model of ionization and energy deposition by proton beams in subcellular compartments. Eur Phys J D. 2014;68:96.

8. Semenenko VA, Stewart RD. Fast Monte Carlo simulation of DNA damage formed by electrons and light ions. Phys Med Biol. 2004;49(17):4335–4358.

9. Hunter JD. Matplotlib: a 2D graphics environment. Comput Sci Eng. 2007;9(3): 90–95.

10. Nikjoo H, et al. Radiation track, DNA damage and response—a review. Rep Prog Phys. 2016;79(11): 116601.

11. Taleei R, Rahmanian S, Nikjoo H. Modelling cellular response to ionizing radiation: mechanistic, semimechanistic, and phenomenological approaches, a historical perspective. Radiat Res. 2024; 202(2): 143–160.

Downloads

Publicado

2025-07-02

Como Citar

Raposo, V., & Hormaza, J. M. (2025). Análise de Deposição de Energia e Danos ao DNA de Prótons e Partículas Alfa simulados com FLUKA aplicados a um modelo celular. Revista Brasileira De Física Médica, 19, 796. https://doi.org/10.29384/rbfm.2025.v19.19849001796

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)