Otimização do Fluxo de Atendimento de Pacientes de um Serviço de Radioterapia utilizando o Ciclo PDCA
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2025.v19.19849001845Palavras-chave:
Ciclo PDCA, Eficiência Operacional, Administração, Ferramentas da Qualidade, RadioterapiaResumo
Este estudo explorou a aplicação do Ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar, Agir) para otimizar o fluxo de atendimento em um serviço de radioterapia, com foco no agendamento eficiente e na execução das sessões nos aceleradores lineares. Previamente ao estudo, o serviço enfrentava problemas de sobrecarga de trabalho com atrasos significativos, especialmente no período vespertino e noturno. A metodologia incluiu a padronização das rotinas, definição de indicadores de desempenho e reestruturação da agenda com base na capacidade real dos equipamentos, ajustando os tempos médios por tipo de tratamento. Na implementação do Ciclo PDCA, foram utilizadas ferramentas de gestão da qualidade, i.e., brainstorming, 5 Porquês, diagrama de Ishikawa e gráficos de controle. Os resultados mostraram uma redução significativa (p<0,05) nos atrasos, sem comprometer a capacidade de atendimento. A reorganização dos slots possibilitou uma distribuição ótima da carga de trabalho com uso mais eficiente dos recursos, resultando em pontualidade das sessões com menor tempo de espera. A análise de satisfação dos pacientes após a nossa intervenção revelou redução das queixas relacionadas aos atrasos, com melhor percepção de eficiência nos atendimentos. A aplicação do Ciclo PDCA foi eficaz na otimização do fluxo de atendimento, através da abordagem na agenda e nos slots dos equipamentos. A adoção contínua do Ciclo PDCA demonstrou ser uma estratégia resiliente e adaptável, promovendo a qualidade, eficiência e segurança no atendimento em radioterapia.
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