Caracterização de um detector planar de múltiplos fios para controle de qualidade diário de tratamentos com IMRT
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2012.v6.n2.p41-44Abstract
Diversos equipamentos de dosimetria estão sendo desenvolvidos para o controle de qualidade de tratamentos de radioterapia utilizando técnicas modernas como, por exemplo, a Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT). A principal função desses equipamentos está voltada ao controle da qualidade diário dos tratamentos dos pacientes submetidos à técnica de IMRT. O objetivo deste trabalho é caracterizar um tipo de detector planar de múltiplos fios — DAVID (PTW) — para uso na rotina clínica. Nele, foi avaliada a influência do sistema de medida no feixe de radiação por meio de medidas dos fatores de absorção e dose superficial. Também analisaram-se a linearidade com a dose, a reprodutibilidade e a dependência com a taxa de dose e com o ângulo do cabeçote. Pequenos erros na posição das lâminas foram inseridos para avaliar a sensibilidade do sistema. Os resultados demonstraram que o detector pode absorver até 6,7% da dose, variando com a energia do feixe e o tamanho de campo. Houve aumento significativo na dose superficial, o que indica que uma análise individual deve ser realizada para cada paciente. O sistema mostrou boa reprodutibilidade, apresentou comportamento linear com a dose, baixa dependência com a taxa de dose e baixa dependência com o ângulo do cabeçote. Quando pequenos erros foram inseridos na posição das lâminas, foi possível verificá-los. Dessa forma, o detector DAVID se mostrou adequado para a verificação diária dos tratamentos com IMRTDownloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of original articles to the Brazilian Journal of Medical Physics implies the transfer, by the authors, of the rights of print and digital publication. Copyright for published articles remains with the author, with journal rights on first publication. Authors may only use the same results in other publications by clearly indicating this journal as the original publisher. As we are an open access journal, free use of articles in educational, scientific, non-commercial applications is allowed, as long as the source is cited.
The Brazilian Journal of Medical Physics is under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0).