Comissionamento de um acelerador linear para realização da radioterapia em arco modulada volumetricamente
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2013.v7.n2.p65-70Resumo
Técnicas Radioterápicas como o VMAT possibilitam atingir distribuições de dose complexas modulando a intensidade do feixe dentro do campo de irradiação a partir da movimentação de colimadores multi-lâminas, variações na taxa de dose, diferentes velocidades de rotação do gantry e ângulo de colimador permitindo uma maior conformação da dose no volume tumoral e uma menor dose nos tecidos sadios. Para garantir a correta entrega da dose, o acelerador linear de partículas deve ser capaz de controlar e realizar a variação de todos estes parâmetros simultaneamente. Neste trabalho foram realizados testes dosimétricos obtidos em literatura que tem por objetivo comissionar, implementar e garantir a qualidade dos tratamentos em VMAT realizados no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Através dos resultados obtidos ficou estabelecido um programa de controle de qualidade para o acelerador linear estudado. Foram avaliados: estabilidade e a linearidade de resposta da câmara monitora, acurácia do posicionamento das lâminas, planura e simetria do feixe em situações semelhantes às de irradiações com VMAT. Os resultados obtidos estão de acordo com a literatura. Pode-se concluir que o acelerador estudado é capaz de controlar satisfatoriamente a variação de todos os parâmetros necessários para a realização da técnica VMAT.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).