Caracterização dosimétrica do dosímetro PTW Seven29 e Octavius Phantom para controle de qualidade em IMRT
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2012.v6.n3.p125-128Resumo
Técnicas como IMRT, VMAT e Tomoterapia têm sido bastante utilizadas com a finalidade de conformar melhor a dose no alvo, poupando órgãos sadios adjacentes. A complexidade dessas técnicas promove o desafio de uma correta verificação independente da dose. Detectores matriciais têm sido utilizados para tanto. No entanto, a fim de se conhecer o dosímetro e suas limitações, medidas de caracterização são necessárias. Tais dosímetros podem, por exemplo, apresentar dependência angular. Objetos simuladores foram desenvolvidos de forma que, ao serem utilizados com os detectores planares, a dependência angular seja eliminada. Este trabalho teve como objetivo caracterizar o dosímetro PTW Seven29, bem como estudar sua utilização em conjunto com o objeto simulador Octavius Phantom (PTW). O detector mostrou-se reprodutível, com maior desvio obtido igual a 0,25%, apresentou linearidade com a dose, e mostrou-se independente da taxa de dose. Diferenças para os fatores output foram encontradas (<6%), entretanto, medidas para casos clínicos asseguram que suas características permitem que o mesmo seja utilizado na verificação da dose em IMRT. Sua utilização em conjunto com o Octavius Phantom mostrou baixa dependência angular (<1,2%).Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).