Medidas de atenuação da mesa BrainLAB Imaging Couch e validação no sistema de planejamento Eclipse
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2015.v9.n3.p28-33Abstract
Neste trabalho foram realizadas medidas de atenuação para os feixes de 6 e 15 MV da mesa de tratamento BrainLAB Imaging Couch, constituída de fibra de carbono. As medidas foram realizadas no acelerador linear Novalis-Tx (Varian) para tamanhos de campo de 5 x 5 e 10 x 10 cm² variando as posições do gantry. Os dados medidos foram comparados com os valores preditos pelo sistema de planejamento Eclipse (TPS), calculado utilizando o algoritmo de cálculo de dose AAA, a fim de validar o modelo da mesa incluído em sua biblioteca. O maior valor de atenuação medido para o tamanho de campo 10 x 10 cm² foi de 7,5% e 4,8% para os feixes de 6 e 15 MV, respectivamente. Com tamanho de campo 5 x 5 cm², os maiores valores de atenuação foram de 8,1% e 5,3%, para os feixes de 6 e 15 MV, respectivamente. Ambas obtidas para a posição de gantry de 120º. A partir dos dados de atenuação medidos com câmara de ionização foi possível modificar o modelo de mesa da biblioteca do Eclipse de modo a obter a menor diferença entre os valores medidos e o predito pelo TPS.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of original articles to the Brazilian Journal of Medical Physics implies the transfer, by the authors, of the rights of print and digital publication. Copyright for published articles remains with the author, with journal rights on first publication. Authors may only use the same results in other publications by clearly indicating this journal as the original publisher. As we are an open access journal, free use of articles in educational, scientific, non-commercial applications is allowed, as long as the source is cited.
The Brazilian Journal of Medical Physics is under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0).