Medidas de atenuação da mesa BrainLAB Imaging Couch e validação no sistema de planejamento Eclipse
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2015.v9.n3.p28-33Resumo
Neste trabalho foram realizadas medidas de atenuação para os feixes de 6 e 15 MV da mesa de tratamento BrainLAB Imaging Couch, constituída de fibra de carbono. As medidas foram realizadas no acelerador linear Novalis-Tx (Varian) para tamanhos de campo de 5 x 5 e 10 x 10 cm² variando as posições do gantry. Os dados medidos foram comparados com os valores preditos pelo sistema de planejamento Eclipse (TPS), calculado utilizando o algoritmo de cálculo de dose AAA, a fim de validar o modelo da mesa incluído em sua biblioteca. O maior valor de atenuação medido para o tamanho de campo 10 x 10 cm² foi de 7,5% e 4,8% para os feixes de 6 e 15 MV, respectivamente. Com tamanho de campo 5 x 5 cm², os maiores valores de atenuação foram de 8,1% e 5,3%, para os feixes de 6 e 15 MV, respectivamente. Ambas obtidas para a posição de gantry de 120º. A partir dos dados de atenuação medidos com câmara de ionização foi possível modificar o modelo de mesa da biblioteca do Eclipse de modo a obter a menor diferença entre os valores medidos e o predito pelo TPS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).