Avaliação da homogeneidade e conformidade de dose em planejamentos de IMRT de próstata em radioterapia
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2015.v9.n3.p34-37Palavras-chave:
radioterapia, IMRT, câncer de próstata, índice de conformidade, índice de homogeneidadeResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a homogeneidade e a conformidade da distribuição de dose em planejamentos de radioterapia para câncer de próstata utilizando a técnica de IMRT. Este trabalho foi realizado no Hospital São Lucas da PUCRS, avaliando-se dados de 34 planejamentos computadorizados com prescrição de dose variando entre 60 e 74 Gy. Esses planejamentos foram realizados através do software Eclipse®, utilizando feixe de fótons com energia de 6 MV para tratamento no acelerador linear CLINAC IX da Varian®. A análise dos índices foi realizada anteriormente ao início do tratamento dos pacientes, com uso de dados disponibilizados pelo software. Os resultados obtidos mostraram que não existe correlação entre a dose prescrita e os índices de homogeneidade e conformidade. Quando comparados qualitativamente com as recomendações da ICRU 83, verificou-se que a técnica de IMRT apresenta, em geral, uma conformação e homogeneidade adequadas. Por fim, constatou-se que os referidos índices estavam relativamente próximos dos valores ideais. Para o índice de conformidade, 82,3% dos casos apresentaram uma diferença menor que 5% do valor ideal; para o índice de homogeneidade, 88,2% apresentaram diferença menor do que 10% do valor ideal. Concluindo, pode-se confirmar a qualidade dos planejamentos de radioterapia para câncer de próstata utilizando a técnica de IMRT analisados.
Downloads
Referências
Instituto Nacional do Câncer – INCA. Estimativa 2012: Incidência de Câncer no Brasil. INCA. Disponível em:
http://www.inca.gov.br/estimativa/2012/index.asp? ID=1
Guimarães, L. F. C.; da Silva, M. C.; Silveira, P. J., Flosi; A. A., Boccaletti, K. W. Avaliação de planejamentos de IMRT para tratamento de próstata utilizando energias de 6MeV e 15MeV. Revista Brasileira de Física Médica. 2013; 7(2): 53-6.
International Commission on Radiation Units and Measurements – ICRU. ICRU Report 83: Prescribing Recording, and Reporting Photon-Beam Intensity-Modulated Radiation Therapy (IMRT). Oxford University Press. Journal of the ICRU. 2010.
Almeida CE. Bases Físicas de um programa de garantia da qualidade em IMRT. São Paulo: Editora Científica; 2006.
Feuvret L, Noël G, Mazeron JJ,Bey P. Conformity index: a review. Int J Radiat Oncol Biol Phys. 2006 Feb 1; 64(2): 333-42.
Khan, FM. The Physics of Radiation Therapy. 4th ed. Philadelphia, PA: Lippincott Williams & Wilkins, 2010.
Alves, T. M. M. T. et al. Verificação dosimétrica de tratamentos de IMRT utilizando câmara de ionização, filme radiográfico e função gama. Revista Brasileira de Física Médica. 2010;4(2):15-8.
Lavor, M. Avaliação das ferramentas de controle de qualidade para pacientes submetidos ao IMRT. São Paulo: IPEN -USP; 2011.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).