Teste de Winston-Lutz: Uma análise quantitativa

Autores

  • Aline Garcia Pereira Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0001-9062-0964
  • Dorival Menegaz Nandi Mestre e Professor, Departamento de Saúde e Serviços, Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.
  • Crystian Wilian Chagas Saraiva Físico-Médico e Mestre, Associação do Sanatório Sírio, HCor, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29384/rbfm.2017.v11.n1.p15-20

Palavras-chave:

Radioterapia, Controle de qualidade, Winston-Lutz.

Resumo

OBJETIVO Descrever um método de análise quantitativa para o teste de Winston-Lutz. MATERIAIS E MÉTODOS A pesquisa é qualitativa do tipo exploratória. Teve como materiais:  portal film; ferramentas do teste de Winston-Lutz e software OmniPro. As coordenadas foram obtidas por 5 diferentes técnicos  utilizando 16 portal film.  Posteriormente verificou-se a medida do desvio entre os isocentros de radiação e mecânico. RESULTADOS  Dentre os resultados obtidos foram identificadas duas combinações com valores de desvio maiores que 1 mm. Além disso, quando comparado o método desenvolvido com método estudado anteriormente, observou-se que os dados obtidos são muito próximos, tendo como desvio percentual máximo de 32,5%, o que evidencia a eficiência do método na redução da dependência com o executor. CONCLUSÃO Os resultados demonstraram que o método é reprodutível e prático o que se constitui em um dos fatores fundamentais para a sua aplicação. 

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Biografia do Autor

Aline Garcia Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Tecnologia da Radiologia, pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Foi bolsista PIBIT-Cnpq durante o período de agosto de 2008 a julho de 2009, e bolsista PIBIC- Cnpq, no período de agosto de 2009 a julho de 2010. Trabalhou na Diretoria da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, como Consultora Técnica Especializada no projeto SINAN (2010-2014). Fez mestrado em Engenharia de Produção na UFSC. Atualmente faz Doutorado em Engenharia de Produção UFSC e faz parte do Grupo de Pesquisa G-METTA- Grupo Multidisciplinar de Ergonomia do Trabalho e Tecnologias Aplicadas (UFSC-CNPq).

Dorival Menegaz Nandi, Mestre e Professor, Departamento de Saúde e Serviços, Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

Licenciado em Ciências pela Universidade do Estado de Santa Catarina ? UDESC (1973), Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1984) e Mestre em Engenharia Elétrica, na área de concentração: Engenharia Biomédica pela UFSC (2004). Atuou como professor do Ensino Fundamental, 5a.à 9a.séries, em instituições da rede estadual, instituições privadas e instituição militar de ensino. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, atua na graduação e pós-graduação, e também Procurador Educacional Institucional do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Colabora com o Pró Reitor de Ensino na gestão e organização dos grupos PET do IF-SC. Tem experiência docente na Educação Profissional de nível técnico e Tecnológico especialmente nos temas proteção radiológica, controle de qualidade de equipamento radiológico e radioterápico. Atua como avaliador de cursos de graduação para autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento pelo INEP/MEC. No IFSC atuou como Coordenador de Cursos Técnicos, Coordenador de Cursos de Graduação e Presidente da CPA. Atua também como colaborador do MEC/SESU/SETEC na implantação de projetos, avaliação e análise de processos no e-MEC e avaliação PRONATEC.

Crystian Wilian Chagas Saraiva, Físico-Médico e Mestre, Associação do Sanatório Sírio, HCor, São Paulo, Brasil

Mestrado em Radioproteção e Dosimetria pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria, Brasil(2014)
Físico - Radioterapia da Associação do Sanatório Sírio - Hospital do Coração , Brasi

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Publicado

2017-10-16

Como Citar

Garcia Pereira, A., Menegaz Nandi, D., & Chagas Saraiva, C. W. (2017). Teste de Winston-Lutz: Uma análise quantitativa. Revista Brasileira De Física Médica, 11(1), 15–20. https://doi.org/10.29384/rbfm.2017.v11.n1.p15-20

Edição

Seção

Artigo Original