Wavelets na quantificação de tumores de fígado em exames contrastados de tomografia computadorizada
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2012.v6.n3.p187-191Resumo
Neste trabalho, é apresentada uma metodologia original, baseada na transformada de wavelet, de segmentação de tumores hepáticos. Foi construído um fantoma virtual com mesma média e desvio padrão de intensidade de cinza do apresentado pelos tecidos hepáticos medidos. O algoritmo otimizado apresentou uma sensibilidade variando de 0,81 a 0,83 , com uma especificidade de 0,95 para a diferenciação de tumores hepáticos de tecidos normais. Foi obtida uma concordância de 96% entre os pixels segmentados por um radiologista experiente e o algoritmo aqui apresentado. Pelos resultados demonstrados neste trabalho, o algoritmo encontra-se em fase ótima para começar os testes de quantificação de tumores hepáticos em exames retrospectivos.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).