Criação de um protótipo objeto simulador para o controle de qualidade de algoritmos de segmentação óssea para o uso em softwares de pós processamento tomográfico
Palavras-chave:
Controle de qualidade, Inteligência Artificial, Radiologia, Objeto simulador, Segmentação ósseaResumo
A inteligência artificial está revolucionando a medicina, particularmente na radiologia, graças ao aumento do poder computacional e aprofundamento teórico. No entanto, a confiabilidade dos algoritmos de IA em imagens médicas levanta preocupações éticas e de qualidade. Este estudo desenvolveu um simulador 3D para avaliar a segmentação óssea por TC, destacando a falta de explicabilidade dos modelos de IA disponíveis. Os resultados ressaltam a dependência da densidade sobre a forma na segmentação óssea, enfatizando a necessidade de controle de qualidade antes do uso clínico generalizado.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dra. Ana Carolina Costa da Silva, Profª Dra. Nélida Lucia Del Mastro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).