Avaliação de sistemas de controle automático de exposição em tomografia computadorizada
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2014.v8.n2.p30Abstract
Sistemas de controle automático de exposição (CAE) em CT foram projetados para ponderar a distribuição de dose ao longo do comprimento de varredura e entre pacientes, levando em consideração o tamanho e as diferentes densidades de tecidos irradiados. Baseando-se na geometria de aquisição em TC, os sistemas CAE são altamente complexos. Sendo assim, sua forma de funcionamento ainda não é inteiramente conhecida. O trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho clínico dos sistemas CAE, suas susceptibilidades ao usuário e, com isso, ajudar na otimização de dose em pacientes. A abordagem utilizada para avaliar os sistemas CAE de três dos maiores fabricantes de TC no Brasil, General Electric, Philips e Toshiba, foi pela extração dos valores de corrente anódica do cabeçalho da sequência de imagens no padrão DICOM, medição e análise do ruído das imagens dessas sequências e a medição da distribuição da dose ao longo do comprimento de varredura nas superfícies e dentro de dois simuladores de paciente de formatos diferentes. A variação da corrente anódica de cada equipamento de TC associada à qualidade da imagem resultante fornece o desempenho do sistema CAE. As medições de distribuição de dose fornecem o perfil de dose resultante da modulação de corrente. Medições com e sem o sistema CAE acionado foram feitas para quantificar a importância em termos de dose desses sistemas. Os resultados obtidos permitem otimizações no uso dos sistemas CAE e, consequentemente, a redução da dose no paciente sem comprometer a qualidade diagnóstica da imagemDownloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of original articles to the Brazilian Journal of Medical Physics implies the transfer, by the authors, of the rights of print and digital publication. Copyright for published articles remains with the author, with journal rights on first publication. Authors may only use the same results in other publications by clearly indicating this journal as the original publisher. As we are an open access journal, free use of articles in educational, scientific, non-commercial applications is allowed, as long as the source is cited.
The Brazilian Journal of Medical Physics is under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0).