Comissionamento do sistema de planejamento para uso de correção de heterogeneidades: Construção de um fantoma de baixo custo para validação e controle de qualidade em radioterapia.
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2017.v11.n3.p13Palavras-chave:
fantoma de heterogeneidades, radioterapia, sistemas de planejamento, verificação dosimétrica.Resumo
A implementação de correções por heterogeneidades no sistema de planejamento de tratamentos radioterápicos melhora a exatidão do cálculo de dose em pacientes submetidos a teleterapia. Estudos mostram que planejamentos sem levar em conta a correção de heterogeneidade podem produzir um subdosagem de até 20% para tumores de pulmão na entrega de dose. Para a validação é necessário adquirir um dos fantomas disponíveis comercialmente. Esses Fantomas permitem a realização dos testes recomendados pelo TRS-430 (Commissioning and Quality Assurance of Computerized Planning Systems for Radiation Treatment of Cancer) e implementação das correções de heterogeneidades. Esse trabalho visa comparar os fantomas disponíveis comercialmente e fazer a análise para construção de um próprio fantoma para validação de forma a cobrir os requisitos necessáriosDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).